terça-feira, 31 de agosto de 2010

CHARGE DO DIA


ProAC na Fnac


ProAC na Fnac



Por muito tempo as histórias em quadrinhos foram consideradas uma mídia exclusiva para crianças e vistas apenas como uma forma de diversão. Nos últimos tempos esta visão foi mudando e hoje as HQs são consideradas uma forma de expressão muito mais abrangente. Estamos vendo as livrarias terem seções exclusivas para a chamada 9ª Arte, o cinema já transformou as adaptações de quadrinhos em gênero e até o poder público brasileiro atentou para esta mudança, de tal forma que já inclui a leitura de HQs nas salas de aula.


Em 2008 a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo iniciou um programa de incentivo para que autores paulistas pudessem publicar 10 obras no formato livro.


São esses autores, alguns deles veteranos e outros estreando suas carreiras graças ao ProAC de Quadrinhos, que estarão no dia 10 de setembro na Fnac da Avenida Paulista para um bate-papo sobre a importância do incentivo, sobre o processo de produção das HQs, dando dicas de como produzir sua própria história em quadrinhos e autografando os livros.


Alguns dos autores presentes no lançamento conjunto: Celso Menezes e Felipe Massafera (Jambocks!); Custódio (Anita Garibaldi); Gilmar (Caroço no Angu); Cristina Judar e Bruno Auriema (Lina); Laudo, Omar Viñole e Alex Mir (O Mistério da Mula Sem Cabeça); Rogério Vilela (Joquempô); Guilherme Fonseca e Renoir Santos (Estação Luz); Flavio Moraes, Olavo Costa e Fernando Saiki (O Astronauta).

Fnac Paulista
Av. Paulista, 901 - Fone 11 2123.2000
Dia 10 de Setembro, sexta-feira, às 19h00

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

domingo, 29 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CHARGE DO DIA


A Praça da Sé, marco zero da Capital, está distante cerca de 20 quilômetros da Praça Quarto Centenário, no Centro de Santo André. Se a distância não é assim tão longa, os problemas para atingir um ponto e outro são muitos, pois faltam alternativas e sobram veículos.
O histórico e consolidado caminho da roça para chegar até São Paulo a partir de Santo André é feito pela Avenida dos Estados, opção para os que vão para o Centro e para a Zona Leste.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

domingo, 22 de agosto de 2010

sábado, 21 de agosto de 2010

Corinthians x São Paulo, clássico do sono?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Tirinha Ócios do Ofício

Os quadrinhos Ócios do Ofício que já foram publicados nos jornais Diário de SP, Hoje Jornal, Jornal do Brasil , Tribuna de Vitória e Vida Economica de Portugal, estreia neste domingo no Diário do Grande ABC. Este espaço será dividido com o colega Seri (Bigail) e o Maurício de Souza (Turma da Mônica). Lembrando que estes quadrinhos já foram reunidos em três álbuns: Cartuns e Humor Ócios do Ofício (Escala), Para Ler Quando o Chefe Não Estiver Olhando (Devir) e Pau Pra Toda obra ( Devir).

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010


Inauguração do novo espaço da Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese em São Bernardo do Campo
REABERTURA DE GIBITECA MUNICIPAL COM EVENTOS ESPECIAIS

11 quarta 19h

Abertura com Exposição das Obras de Eugênio Colonnese.
“A Arte e a Técnica de Colonnese”- Seu traço vigoroso e expressivo é aliado a representação do mais alto nível artístico internacional nos mais diversos gêneros. A busca incessante pela Documentação Gráfica e o ideal da Beleza Feminina são refletidos em seus principais personagens.


Bate-papo com os quadrinhistas Rodolfo Zalla – Artista Argentino radicado no Brasil desde a primeira metade da década de 1960, e um dos responsáveis pela rica produção Brasileira de Histórias em Quadrinhos à frente do Studio D-Arte.
Osvaldo Talo – Argentino, roteirista e artista responsável por personagem como o Capitão 7 , Vigilante Rodoviário e Fantastic, além de Editor e Diretor Artístico em várias Editoras.
Roberto Guedes – Editor de Quadrinhos, autor dos livros: Quando surgem os Super-heróis, A Saga dos Super-heróis Brasileiros e A Era de Bronze dos Super – Heróis.

12 quinta 19h


“A Graça de Fazer Humor”- O Humor Gráfico e suas vertentes. O mundo das Tiras e da Charge na visão inteligente de dois dos principais artistas premiados da Região.
Gilmar – Um encontro com o cartunista, vencedor do Troféu HQMIX de melhor cartunista em 2002, autor de Tiras para Jornais do Brasil e Portugal e de Coletâneas publicadas pelas Editoras Escala e Devir.
Fernandes – Caricaturista e Chargista do Diário do Grande ABC, premiado em diversos Salões de Humor entre eles o Consagrado Salão de Humor de Piracicaba.


 13 sexta 19h

“O Rock nos Quadrinhos” - A música sempre flertou com a Arte dos Quadrinhos – como Crumb nos ensinou através de sua obra. Iniciada nos anos 60 e que representa sem paralelo a alma e o espírito musical do Gênero Country-blues, só para citar um exemplo – e vice-versa.
Márcio Baraldi – Bate-papo com o cartunista, autor de Roko-Loko Herói da Comunidade Rock de São Paulo.
Elton – participação especial do cartunista, que realizará caricaturas ao vivo.

14 sábado 14h

Workshop – Introdução à Linguagem dos Quadrinhos com o Quadrinista Marcos Vinícius .
Surgidos em fins do século XIX, os Comics, ou a 9ª Arte, inauguram despretenciosamente um novo meio de Comunicação de massas que revolucionaria a Industria Cultural ao longo das Décadas. Da linguagem que compões o repertório de sua gramática à Técnica Artística utilizada pelos grandes autores, o quadrinhista, apresenta um painel e passa pela elaboração do Roteiro, Desenho e Arte Final.
Marcos Vinícius é formado em Histórias em Quadrinhos pela Escola Oficina de Artes . Arte- Final pela Quanta Academia de Artes, tendo participado da Exposição “50 Anos da Biblioteca Monteiro Lobato”.

CHARGE DO DIA


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tirinha Ocre










O C R E - Não recomendável para pessoas românticas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010