Pintando o 5
Três artistas, música, plateia, e tudo muda a cada cinco minutos.
Imagine três desenhistas experientes, um imenso painel ou tela em branco, vários materiais de desenho ao som de música de DJ.
Aí você acrescenta o público, que é chamado a escrever em papelotes temas de desenhos que serão sorteados para que os desenhistas improvisem e desenhem na tela.
Mas há um detalhe: a cada cinco minutos, tudo muda, outro tema é sorteado e o desafio continua até a tela ser completada, em pelo menos 45 minutos de intervenção artística.
Este é o evento Pintando o 5, que os cartunistas Gilmar, Luis Carlos Fernandes, e Custódio Rosa vão apresentar em primeira mão ao público de Santo André nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 12 horas na Concha Acústica, Praça do Carmo no centro, e em outras três sedes no decorrer de 2012.
Premiado pela Secretaria de Cultura com o ProAc 2011, este projeto buscou inspiração em eventos do gênero que acontecem nos EUA, geralmente em casas noturnas e lugares fechados, com grande sucesso de público e com premiações em dinheiro.
Para a implantação do projeto em São Paulo, houve uma adaptação, levando o evento a lugares públicos e abertos, e possibilitando a participação da platéia, que também terá chance de desenhar em um segundo “round” do desafio, através de inscrição na hora. E ninguém recebe premiação: profissionais e público participam pela alegria de participar.
Com este desafio, os autores do projeto pretendem levar um pouco de arte para o meio da rua, e mostrar que longe das galerias e museus, as telas, canetas e pinceis devem estar ao alcance de qualquer um, sem, necessariamente, ter que usar paredes de particulares para isso.
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011.
Data: sexta-feira, dia 16, a partir das 12 horas
Local: Concha Acústica, Praça do Carmo no centro Santo André.
Blog: Pintando o 5
Como foi a batalha dos cartunistas na MTV. Click
Como é o Super Art Figth. Click
Nenhum comentário:
Postar um comentário